Neve no Brasil

em

E como já era esperado, nesta semana, cidades do Sul do Brasil, como Pelotas, Gramado e Caxias do Sul registraram neve durante a noite do dia 28 (quarta-feira).

A onda de ar frio que passa por aqui trouxe neve a pelo menos 13 cidades do Rio Grande do Sul (e chuva congelada). A neve cobriu carros, vegetação, e teve até quem fizesse bonecos de neve! Esse fenômeno é causado por um conjunto de condições climáticas que, apesar de possível, não ocorre com frequência por aqui.

A partir do último dia 26, uma frente fria vinda da Argentina chegou por aqui. Junto dela, uma outra massa de ar frio bem potente também, ao mesmo tempo. Massas de ar frio compostas por ventos frios e secos e são formadas nos polos do planeta, por isso tão frias. Além da massa de ar frio, o Estado ainda foi impactado pela circulação de ventos oceânicos que também traziam umidade para o RS. A presença desses ventos favoreceu a formação de nuvens carregadas.

Essa massa de ar frio, que fez a temperatura despencar, e a umidade, são as responsáveis pela neve que se formou por aqui. A neve nada mais é do que cristais de gelo formados pelo congelamento do vapor de água suspenso na atmosfera. Eles ficam nas nuvens, que são muito geladas. Quando a temperatura da própria atmosfera estiver abaixo de 0°C, eles caem, sem derreter.

E a onda de frio continua avançando pelo país, com mais previsão de neve para essa semana. Há previsão também de temperaturas abaixo de 5ºC em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Campo Grande.

Em outros locais do RS ocorreu a chuva congelada, que é quando a água congela assim que deixa a nuvem, mas derrete assim que toca o chão.

Os flocos de neve descem das nuvens em uma região que está bem fria e caem numa região da atmosfera que está quente. Júlio de Castilhos, Nova Petrópolis, Itaara, Tupanciretã, Canguçu e Lavras do Sul registraram o fenômeno.

Além disso, também ocorreu o “graupel”, um pequeno grânulo de gelo criado quando gotas de água super-resfriadas cobrem um floco de neve. Ele é menor que o granizo, e desmancha facilmente na mão.

Confira as fotos registradas nessa semana:

Este slideshow necessita de JavaScript.


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s