Aretha no Everest: O Vale do Silêncio

em

Nesse último final de semana, Aretha realizou a subida até os campos I e II, que ficam a 6.100m e 6.600m respectivamente, para aclimatação (processo de adaptação do organismo às mudanças de temperatura). E para chegar até lá, ela vai passar por um lugar chamado Vale do Silêncio, que é um dos pontos mais interessantes da jornada. O lugar é tão bonito, que foi uma foto de lá que motivou Aretha a trabalhar para realizar esta expedição.

Cruzando a cascata de gelo Khumbu, existe um lugar chamado Cwm Ocidental, que também é conhecido como Vale do Silêncio. Ele é cercado pelas montanhas, incluindo o Nuptse, o Lhotse, e o grandioso Everest. É um vale glacial amplo, plano e suavemente ondulado que termina no sopé do Lhotse. ‘Cwm’, pronuncia-se ‘coom’, é galês para um vale em forma de tigela.

O nome vem do fato de que no lugar reina um silêncio quase absoluto, cortado apenas pelos eventuais alpinistas ou pelo vento, que raramente “visita” o lugar.

O interessante é que as encostas recobertas de neve ao redor do vale são tão brilhantes, que durante o dia as temperaturas podem chegar a mais de 30º, mesmo estando a quase 7.000m e altitude.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, alguns dos dias mais difíceis no Everest são no Western Cwm, quando as temperaturas sobem demais em um dia sem vento. No entanto, quando a sombra toma conta, a temperatura cai para abaixo de zero em pouquíssimos minutos.

Os seus 4 quilômetros de extensão são cortados por fendas maciças que chegam a ter 100m de profundidade, e é necessário cuidado. Para passar por elas, existe uma passagem na ponta direita do vale, conhecida como “canto do Nuptse”.

A partir daqui, os escaladores têm uma vista estupenda dos mais de 2.000 metros superiores do Everest – o primeiro vislumbre das encostas superiores do Everest desde que chegaram ao acampamento-base (o cume do Everest não é visível a partir do acampamento).

O Acampamento II fica na parte superior do vale, próximo ao topo do Western Cwm. A partir daqui fica bem íngreme, e ainda faltam 2.300m até Aretha atingir seu objetivo: o topo da montanha mais alta do mundo.

 


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s