Aretha no Everest: Rumo a Lekla

em

Aretha Duarte está indo rumo ao seu destino: atingir o topo do mundo! E na matéria de hoje, vamos falar um pouquinho sobre Lukla, próximo destino da Aretha e de onde ela vai iniciar a sua jornada até o acampamento base do Everest (e de lá, até o topo).

Lukla é uma cidade no nordeste do Nepal situada a 2860 metros de altitude. É um lugar muito popular entre os montanhistas por ser o único acesso para quem quer visitar esta parte da Cordilheira do Himalaia. Nesta região estão as montanhas mais altas do planeta, incluindo o monte Everest.

O lugar é tão pequeno que tem apenas uma única rua, repleta de pensões e lojas que vendem mantimentos e equipamentos para trekking e também equipamentos especializados para montanhismo, além de uma única farmácia. É aqui que se tem início a jornada rumo ao Everest.

Lukla também possui um pequeno aeroporto, que liga a região a capital Kathmandu, e é o principal aeroporto de acesso para quem deseja visitar o monte Everest. Seu nome oficial é Aeroporto Tenzing-Hillary, em homenagem as duas primeiras pessoas que escalaram a montanha mais alta do mundo em 1953, Tenzing Norgay e Edmund Hillary. O próprio Edmund Hillary foi um dos maiores incentivadores deste empreendimento e participou de sua inauguração. Apenas pequenos aviões bimotores estão aptos a realizarem pousos e decolagens nestas pistas tão curtas.

O voo entre Kathmandu e Lukla, de onde saem os grupos de trekking, dura apenas 40 minutos. Mas a viagem em pequenos aviões, literalmente “desviando-se” dos montes do Himalaia, é pura adrenalina e tem como destino o aeroporto situado numa altitude de 2.900 metros.

Sua pista tem apenas 527 metros de extensão (para se ter uma ideia, a do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que já é difícil, tem 1.323 metros). As aeronaves que pousam não podem arremeter devido às montanhas à frente, e na decolagem devem ter bastante cuidado.

Para quem vai fazer ‘’trekkings’’ a época ideal é a primavera (março e abril) e o outono (outubro e novembro), épocas em que a visibilidade das montanhas é ideal e a temperatura não é excessivamente fria. Durante a Primavera, florestas de Rododendro com flores vermelhas e grinaldas de magnólias de cor creme cobrem os lados da colinas que saindo de Lukla levam a Namche Bazaar.

De Lukla, Aretha começará sua trilha até o Monte Everest. Fique ligado, pois vamos contar pra você aqui sobre toda essa jornada!


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s