Fim da temporada na montanha

Com a chegada da Primavera aqui no Hemisfério Sul, a alta temporada de montanhismo, que normalmente se inicia em maio, chega ao fim. Nessa época, o clima fica mais instável, com chuvas repentinas, e até mesmo possibilidade de tempestades elétricas em algumas regiões, acaba tornando menos propício as escaladas. Elas ainda podem ocorrer, claro, mas se tornam bem menos frequentes e é preciso ter cuidado redobrado.

No entanto, é nessa mesma época que outras alternativas pra continuar conectado à natureza ficam mais frequentes, como cachoeiras e trilhas curtas.

Com o fim do inverno, a quantidade de chuva aumenta, assim como a temperatura, tornando trilhas mais perigosas, o solo escorregadio e uma maior incidência de raios também contribuem para a diminuição dessas atividades, bem como o calor, que acaba causando desidratação, e a maior incidência de animais peçonhentos, como cobras, cuja atividade é maior em temperaturas mais quentes.

Por isso mesmo a melhor opção é por trilhas mais curtas e cachoeiras, evitando o calor excessivo (que facilmente atinge os 40º de norte a sul do país).

Lembrando que agora é mais importante ainda monitorar a previsão do tempo, procurar conhecer o máximo sobre a região antes de explorá-la, se preparar bem e ir sempre acompanhado, evitando assim qualquer imprevisto, priorizando a segurança de todos.

Essa definição da melhor época para a prática do montanhismo foi herdada dos países europeus que iniciaram a prática. Lá, o clima é bem mais rigoroso, mas ainda sim o conceito pode ser aplicado por aqui.

Mas é claro, ainda é possível realizar escaladas nesta época do ano. Tudo vai depender do seu preparo para a ocasião. Por exemplo, o horário em que você vai realizar isso é de suma importância agora: programe-se para começar cedo durante o dia para que a escalada termine antes do meio dia, evitando o castigo que o sol forte traz.

Agora, se você pretende seguir a temporada, mesmo assim, não quer dizer que você deva botar seu espírito de aventuras pra descansar não!

Lembre-se que para termos uma boa aventura, primeiramente devemos sentir e respeitar a natureza. Entender que as outras pessoas que estão ali também querem isso, então não as perturbe. A natureza não é só visual, ela fala e muito, no som dos animais, das árvores, água corrente, vento.. Se conecte com ela, isso é maravilhoso!

Cachoeiras

Existem diversas cascatas espalhadas pelo nosso Brasil! Somos o país com o maior volume e água doce do mundo, então imagine quantas cachoeiras devem existir por nosso território!

Das mais altas as mais belas, todas valem a pena serem visitadas, e no calor do verão e da primavera, vale muito a pena se refrescar nelas!

Praias

Em um país tão grande como o nosso, banhado pelo mar de norte a sul, praia é algo que não falta, não é mesmo? E existem muitas delas que quase não são frequentadas fora por alguns poucos aventureiros. Elas são destino perfeito nessa época do ano, e o caminho para muitas delas envolvem trilhas repletas por natureza em volta!

Escalada indoor

Já ouviu falar da escalada indoor? É uma prática muito legal que pode te manter na ativa pra quando você resolver escalar novamente no outdoor. Ela é feita em uma parede que é uma imitação de uma rocha, que tem várias agarras para você se apoiar. Existem diversos locais, até mesmo ginásios, em diversas cidades do país que oferecem esse tipo de atividade, que vão manter você em forma para a próxima temporada!

Nota importante:

• Não faça fogo
• Traga seu lixo de volta mesmo que orgânico sempre
•  Não ouça música se não for em fone ouvido
• Não vá com roupas camufladas, ande com roupas coloridas com cores quentes que possam ser vistas facilmente.


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s