08 Dicas de Camping para Iniciantes

Acampar é uma ótima ideia: você se conecta com a natureza, deixa de lado o estresse da vida cotidiana por uns dias, além de ser uma experiência gratificante.  Imagina só ter o mundo como quintal e o céu estrelado como teto? Se você quer ter essa vivência, mas não tem ainda a experiência, fique ligado que a gente tem algumas dicas que vão te ajudar muito:

01

01 – Comece em um camping
Se você não tem muita experiência, a gente não recomenda que você comece por algum lugar mais isolado. Na verdade, o ideal é que você comece por um camping, com boa estrutura (como chuveiro e banheiro). É essencial que você comece dessa maneira, já que assim vi adquirir experiência e se familiarizando com o mundo outdoor.

02

02 – Escolha a barraca certa
Um dos pontos mais importantes do camping é levar a barraca certa. Acampar com uma barraca inadequada para o lugar onde você está causa muita dor de cabeça. Mas pode-se resolver isso de maneira muito simples, observando a quantidade de pessoas que vão dormir junto na mesma barraca, e ficar atento às características da barraca, que podem ser desenvolvidas para 3 estações (as mais comuns no país) ou para 4 estações, que são próprias para lugares mais frios, com vento forte e/ou neve.

03

03 – Lembre-se dos itens essenciais
Existem alguns itens que são indispensáveis pra garantir que sua experiência seja confortável e segura. Um kit de primeiros socorros é um deles, já que ele garante que, frente a qualquer emergência, você não ficará desamparado mesmo que distante da civilização. Também é necessário roupas impermeáveis, de aquecimento, sacos (de preferência ziploc), cantis ou garrafas térmicas, lanterna, saco de dormir e o isolante térmico para ele. Existem vários outros itens, mas estes estão entre os mais importantes.

04

04 – Vá com alguém mais experiente
É sempre ideal que você vá acompanhado de alguém que tenha experiência outdoor. Além de ser mais seguro, você consegue adquirir experiência muito mais rápido dessa forma. Se estiver num camping, você também pode aprender muito com as outras pessoas ao redor. Não tenha vergonha de fazer perguntas: todo mundo foi inexperiente um dia!

05

05 – Atente-se à previsão do tempo
Sendo iniciante, evite acampar em períodos chuvosos. É necessário bastante experiência pra que o camping nessas condições não se torne uma dor de cabeça. Por isso, sempre observe a previsão do tempo antes de iniciar sua aventura. E sempre atente à temperatura, para que você escolha bem que roupas levar.

06

06 – Planeje suas refeições com antecedência
Alguns campings disponibilizam cozinhas, o que facilita bastate no preparo dos alimentos. No entanto, na maior parte das vezes a infraestrutura é bem simples, e nesse caso, dê preferência para pratos fáceis de preparar. Se forem pré-prontos, melhor ainda. Não se esqueça de calcular bem a quantidade de comida a ser levada, nem menos, nem mais.

07

07 – Cuidado com o fogo
Muito importante ressaltar: não faça fogo na montanha ou em nenhum lugar de mais altitude ou mata fechada. Na verdade, o melhor É NÃO FAZER FOGO em lugar algum. Evite isso o máximo que puder. Se o camping em questão permitir, tenha o máximo de cuidado ao acender a chama, e sempre fique por perto observando. Nada de dormir deixando a chama acesa. Ao apagá-la, certifique-se de que não há brasas, para evitar que o fogo reacenda.

WhatsApp Image 2020-08-26 at 17.43.32

08 – Respeite o camping e a natureza!
Respeite o ambiente onde você está e os demais campistas! Não espalhe lixo pelo local: é justamente para recolhê-lo que você deve levar sacos próprios para isso. Desrespeito com a flora e fauna local não condizem com a vida outdoor. Se estiver em um camping, evite fazer barulho muito alto e, ao se divertir, cuidado para não dar trabalho aos demais. Afinal, é importante que a experiência seja boa para todos!


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

1 comentário Adicione o seu

  1. É uma experiência fantástica! Já não faço isso há muitos anos e agora ao ver estes artigos deu uma saudade…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s