08-08-1786: O Nascimento do Montanhismo

em

Você sabe que dia é hoje? Hoje, 08 de Agosto de 2020, fazem 234 anos desde o nascimento do montanhismo moderno! Isso mesmo, essa prática esportiva que amamos já existe fazem mais de dois séculos! E a história de como ela surgiu é um verdadeiro exemplo de superação.

d306f3_78eb6e4f20864ff4b521bce1ff243001_mv2.jpg
As estátuas dos desbravadores, em Chamonix, apontando para o cume do Mont Blanc

Tudo começou em 1760, quando Horace Bénedict de Saussure, ao observar o Mont Blanc, encantou-se com a beleza da montanha, que se localiza entre França e Itália, e com seus 4.808,73 metros é considerada a maior dos Alpes.

De Saussure então teve uma idéia: oferecer um prêmio em dinheiro a quem conseguisse chegar até o topo do monte.  Ele também queria provar que, no topo, a temperatura chegava aos 1000 graus negativos (o que não era verdade, felizmente!).

A partir de então, iniciou-se uma verdadeira corrida para se achar uma forma de realizar tal feito. Para a época, isso era extremamente difícil e perigoso, considerando as tecnologias disponíveis no século XVIII.

A maioria dos grupos desistia logo nas primeiras horas, seja pelas temperaturas ou pelas superstições, já que naqueles tempos era comum acreditar que criaturas poderiam habitar a montanha.

Logo, nenhum grupo acreditava ser possível passar a noite lá, e assim jamais chegavam perto do cume da montanha.

Uma destemida dupla, no entanto, conseguiu mudar tudo isso e provar que era possível “conquistar” a montanha: Jacques Balmat, um caçador de chamois (cabra das montanhas) e garimpeiro em busca de cristais, e o médico Michel-Gabriel Paccard. Os dois já haviam tentado subir a montanha outras vezes, sem sucesso.

Mas Jacques, certa vez, enquanto caçava os animais, acabara ficando tempo demais na montanha, sendo obrigado a passar a noite lá, e descobriu que era possível sobreviver mesmo nas baixas temperaturas. Assim sendo, os dois se uniram para uma última tentativa anos mais tarde, no ano de 1786, já que juntos teriam mais chances de vencer os milhares de metros de subida.

Subiram sem corda, sem piquetas e nem crampons: para Balmat, o prêmio lhe permitiria sair da pobreza e o título de um grande guia. Já Paccard  pretendia fazer experimentos e ser reconhecido como um cientista renomado. Para alcançar a fama, os dois contaram com seus espíritos aventureiros.

Assim sendo, conseguiram chegar ao cume no dia 8 de Agosto, ocorrendo assim a tão sonhada conquista do Mont Blanc. A façanha destes dois homens, por si só, é um ato heróico, baseado em coragem e resistência. Estavam sem equipamento adequado, nem mesmo corda ou eixos para o gelo, e sobrecarregados com o equipamento científico que levavam. Tentar copiar este feito é desafiar a própria sorte.

Cerca de um ano depois, o patrocinador, Sassaure, também subiu a montanha, sendo guiado e seguindo a rota dos vencedores. Em Chamonix, na França, encontram-se as estátuas erguidas para homenagear estes homens, que em uma época onde a própria ciência ainda engatinhava, ousaram ir contra a maré e tudo que se dizia impossível para provar que qualquer feito pode ser realizado, com a devida perseverança, inteligência e coragem.

mont-blanc-alpinistas-que-nao-se-hospedarem-nos-abrigos-indicados-podem-enfrentar-dois-anos-de-prisao-1280x720
Alpinistas modernos chegando ao cume da montanha

Até a notícia se espalhar, ninguém pensava em escalar montanhas apenas pelo prazer da aventura. Na verdade, isso explica-se de uma maneira bem simples: montanhas como as dos Alpes têm altitudes gigantescas, e suas baixas temperaturas e precipícios sempre foram vistos como um perigo para qualquer um que se arriscasse.

Porém, com a conquista da lendária dupla, houve uma verdadeira revolução na maneira de pensar e ver as montanhas. Cada vez mais e mais pessoas começaram a conquistar os picos espalhados pela Europa, e novas tecnologias surgiram com o tempo, que com os anos tornariam o esporte cada vez mais seguro. Não tardaria pra que esta ideia se espalhasse pelo mundo todo. Portanto, no dia de hoje, lembre-se destes dois homens, que tornaram tudo isso possível.


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s