Urgente: Incêndio na Pedra da Mina

em

Um incêndio de grandes proporções tomou conta do cume da Pedra da Mina, na Serra da Mantiqueira, desde o final da tarde de ontem (16/07/2020), e ainda não foi controlado.

29f676b8-78d6-4f43-91c8-82b2454d2b9a.jpg
O incêndio pode ser visto a quilômetros do local.

Segundo a  AMPM – Associação de Montanhismo e Proteção da Mantiqueira, o incêndio provavelmente foi causado por alguém que se utilizou de fogueira ou fogareiro, o que é extremamente perigoso, uma vez que a região está em período de estiagem. O fogo se espalhou rapidamente devido ao tempo seco e aos ventos fortes.

Durante a noite, voluntários e algumas autoridades da APA Serra da Mantiqueira já se mobilizavam para tentar controlar o incêndio. O BAVEX (Batalhão de Aviação do Exército) e a PMMG (Polícia Militar do Estado de Minas Gerais) foram acionadas, sendo solicitado o envio de helicópteros para ajudar as equipes.

No momento, é difícil apurar realmente qual a causa do incêndio, e até o momento também não há um controle de acesso aos cumes dessa região. Segundo relatos de alguns proprietários de terras que dão acesso à Pedra, quatro homens desceram o cume durante a tarde de ontem, e não quiseram se identificar.

A Pedra da Mina é oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil, com 2798 metros de altitude. Localiza-se na serra Fina, uma seção da serra da Mantiqueira, por sua vez uma das cadeias de montanhas mais importantes do país.

É importante lembrar também que o território está dentro de decretos que proíbem qualquer tipo de visitas no período da pandemia da COVID-19. Subidas clandestinas tem ocorrido frequentemente na região da Mantiqueira. Infelizmente, uma delas provavelmente resultou nesta triste situação.

É de suma importância que em hipótese alguma se faça fogo numa região como essa. Inclusive, o Pense Verde já alertou sobre isso no nosso post “Não faça fogo na montanha“, mas vale lembrar mais uma vez: não faça fogo na montanha ou em nenhum lugar de mais altitude ou mata fechada.

Na verdade, o melhor É NÃO FAZER FOGO em lugar algum. Evite isso o máximo que puder. E sempre respeite as regras dos locais quando for acampar ou fazer trekking: diversos locais PROÍBEM a utilização de fogueiras.

Nós aguardamos mais informações sobre o ocorrido e atualizaremos assim que possível!


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s