Trilha Soldados de Sebold

Encravados nas encostas da Serra Geral existem 4 soldados em guarda, vigiando eternamente, sem descanso, a região de Alfredo Wagner, em Santa Catarina, conhecida por suas belas paisagens de Mata Atlântica muito bem preservada.

Parece até coisa tirada de um livro de fantasia, não é? Mas a gente garante pra você, que é totalmente verdade, e fomos lá conferir e fazer a trilha que leva até esses gigantes, que tem mais de 90 metros cada um.

Feitas de arenito, as formações rochosas são conhecidas como Soldados do Sebold, e lembram quatro soldados enfileirados lado a lado. O nome Sebold vem do antigo proprietário das terras onde estão localizadas.

Nosso objetivo? Descobrir a vista que esses soldados tem do vale inteiro (um spoiler: é de tirar o fôlego).

A trilha clássica dos Soldados de Sebold

A trilha segue do estacionamento (que tem um valor de R$ 10,00) por 6km até o camping base dos Soldados de Sebold.

A estrada, que é de chão, fica ao lado de um rio. Ela é bem demarcada com placas indicativas.  Existe também um caminho alternativo onde se chega somente em veículos com tração 4×4 ou motos off road. A distância é maior ( 24km partindo do centro de Alfredo Wagner ) e a estrada é bastante acidentada.

Nós pegamos um atalho, saindo da estrada e subindo por uma mata fechada até um descampado, mas tudo sempre muito bem sinalizado.

Lá de cima pode-se ver o Pico Arranha-Céu, que futuramente também vai ter uma trilha própria . Já existe uma trilha até o mirante, e o próximo passo é um novo caminho que vai chegar até o pico. São cerca de 12km ida e volta que consomem 1 dia inteiro de caminhada intensa. Esta trilha é recomendada apenas para os aventureiros mais experientes, pois o grau de dificuldade é alto. E é claro, essa é uma trilha que futuramente vamos fazer e relatar aqui pra você!

Chegando mais para o fim do trajeto, dá pra ter uma vista privilegiada do Canyon Lajeado.

Saindo do descampado, tem mais mata pela frente e em alguns pontos mais íngremes tem que se descer escadas pra seguir adiante até o canyon.

Lá embaixo, o Lajeado corre pelo canyon, e ficamos quase sem palavras pra descrever o lugar. É realmente muito lindo e a sensação que se tem, ao lado dos paredões de pedra, de se estar caminhando entre gigantes.

A erosão causada pelos milhões de anos de água corrente formou um cenário impressionante, e tudo fica mais legal ainda ao caminhar pelo leito do Rio Lajeado. Incrível a sensação que a natureza nos passa nesses lugares.

Saindo do canyon e da parte da mata, chegamos na região do camping baixo. Pra quem não quiser acampar mas ainda sim quiser passar a noite, existem cabanas ali.

No camping alto temos uma visão melhor do Soldados do Sebold, e foi pra lá mesmo que decidimos ir. Tanto o camping baixo como o alto tem uma boa estrutura, com água potável e banheiro com chuveiro, mas apenas no camping baixo existe energia elétrica.

Venta bastante no acampamento, então vá sempre bem preparado. O camping alto fica bem no pé de um morro em cujo topo ficam os soldados. Então, mais do que óbvio, nossa jornada ainda estava longe do fim, e após montarmos acampamento, seguimos viagem.

A subida é um pouco pesada, que dura mais ou menos 1 hora, exigindo um pouco de preparo, mas vale muito a pena chegar lá em cima.

A vista é mais do que compensadora. E pra quem chegar lá e ainda quiser um pouco mais de desafio, uma corda leva até bem perto do topo de uma das grandes rochas que formam os soldados.

A gente recomenda fortemente que você vá conhecer o lugar. É simplesmente incrível.

Aproveita e dá uma olhada  no vídeo do Nossa História:

Informações: o valor do camping é R$ 50,00 por pessoa;
Pagamento antecipado;
Lembrando que para entrar, somente com autorização e reserva antecipada.


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s