21 de março: Dia Internacional das Florestas e das Árvores

em

No 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas, uma data voltada para a conscientização sobre a importância das florestas para o nosso planeta. Denominamos de florestas, popularmente, as vegetações que se destacam pela grande quantidade de árvores com copas que se tocam no alto, formando o que chamamos de dossel.

 

As florestas são áreas extremamente importantes para o meio ambiente e para a economia de uma região. Delas retiramos matéria-prima para a construção de móveis e imóveis, alimentos e até mesmo compostos importantes para a fabricação de medicamentos. Além disso, essas áreas previnem deslizamentos de terra, servem de lar para uma imensa variedade de espécies, relacionam-se com os regimes de chuvas, conservam recursos hídricos e o solo, e armazenam carbono.

O Dia Internacional das Florestas, comemorado no 21 de março, é uma data criada com a finalidade de conscientizar toda a população a respeito da importância das florestas para todo o nosso planeta. A data foi proclamada em 2012, na Assembleia Geral das Nações Unidas.

A cada ano, um tema é escolhido para ser tratado na data. Em 2019, por exemplo, o tema escolhido foi “Florestas e educação”, e teve por objetivo amplificar o conhecimento acerca das florestas e da sua importância, bem como a necessidade de proteger esses locais. Já em 2020, o tema escolhido foi “Florestas e biodiversidade”, cujo foco é discutir a grande variedade de formas de vida que vivem nesses locais.

Geralmente, damos o nome de floresta a uma vegetação rica em árvores, onde é possível observar suas copas encontrando-se (dossel). Mata e selva são também termos utilizados como sinônimos de florestas. Apesar de ter essa designação popular e bastante conhecida, existem outras definições mais específicas de floresta, que são importantes, por exemplo, para a criação de políticas públicas.

Uma dessas definições é da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que afirma que floresta é uma “área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar esses parâmetros in situ. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano”.

As florestas são áreas em que há grande quantidade de espécies vegetais, principalmente as lenhosas, e espécies animais. As florestas são, portanto, o habitat de vários seres vivos, sendo responsáveis por abrigar uma grande biodiversidade. De acordo com a FAO, elas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre do mundo, e, infelizmente, sua biodiversidade está ameaçada pelo desmatamento, pela degradação florestal e pelas mudanças climáticas.

As florestas, no entanto, não são importantes somente pela biodiversidade que abrigam. Não podemos esquecer-nos de que elas afetam diretamente a regulação do clima. Elas constituem, por exemplo, um importante estoque de carbono, uma vez que absorvem o gás carbônico da atmosfera e utilizam-no em seu crescimento.

Quando as florestas são destruídas, no entanto, emitem gases de efeito estufa, como o gás carbônico, responsáveis pelas mudanças climáticas. Outro ponto importante é que a destruição das florestas provoca uma redução da umidade local, causando impacto também no regime de chuvas.

As florestas apresentam ainda relação com a água potável. Segundo as Nações Unidas, três quartos da água potável vêm de bacias hidrográficas com florestas. Essas bacias hidrográficas são protegidas pelas plantas encontradas nas florestas, uma vez que estas apresentam importante papel no controle da erosão e evitam que uma grande quantidade de sedimentos chegue até a água.

 


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s