Yoga: como e onde surgiu

em

Não há estudos conclusivos sobre quando exatamente o yoga foi criado. Especula-se que tenha surgido há mais de 5000 anos, a nordeste da Índia, na antiga civilização do vale do Indo (3500 a 2000 a.C.).

Existe um equívoco comum de que o yoga está enraizado no hinduísmo. Pelo contrário, o hinduísmo evoluiu muito mais tarde e acabou incorporando algumas das práticas do yoga.

 

Desde então, a tradição do yoga foi sendo passada oralmente de professor para aluno e o yoga que se conhece hoje é, portanto, baseado em experiências de muitos indivíduos ao longo de milhares de anos.

Somente em alguma data (também incerta) entre os séculos 2 a.C. e 5 d.C. que um intelectual indiano chamado Patañjali compilou em um livro as principais práticas e teorias de yoga de seu tempo.

O Yoga Sutra possui 196 aforismos conhecidos como os “oito membros do yoga” e isso é o que geralmente se refere hoje como Yoga Clássico. Os adeptos atuais do yoga praticam alguma variação do sistema compilado por Patañjali.

O yoga no Brasil oficialmente se iniciou em 1936, com a vinda do francês Swami Asuri Kapila (1.901-1955) a Porto Alegre.

Swami Asuri pertencia ao Ramana Ashram-Escola Internacional de Yoga e, em 1947, seu discípulo e amigo Sevananda Swami (Leo Alvarez Costet de Mascheville), do Suddha Dharma Mandalam, também francês e criador do Sarva-yoga (Yoga Integral), apresentou seus ensinamentos em um Congresso no Rio de Janeiro, diante de mais de 5.000 pessoas.

À medida em que se conhecia mais sobre os benefícios da prática do yoga, o mesmo ganhou aceitação e foi se popularizando.

Hoje, muitos médicos recomendam a prática de yoga para pacientes com risco de doenças cardíacas, dores nas costas, artrite, depressão e outras doenças crônicas.

Se você chegou até aqui, é porque o Yoga te interessa bastante. E nesse caso, o Pense Verde tem algo pra te mostrar: a gente tem uma coleção inteirinha dedicada para os praticantes e fãs de Yoga e meditação. Clica no link aqui e dá uma olhadinha você mesmo! É uma mais linda que a outra, e quando você começar a praticar ou na sua próxima aula, essa coleção vai combinar muito bem!

 


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s