Yoga: por que você deve começar a fazer

em

Yoga é uma prática milenar, com raízes na Índia de 5.000 anos atrás. Com certeza você já ouviu falar dele, que é uma das formas de exercício mais conhecidas da atualidade, com diversos praticantes espalhados pelo mundo. Centrado nos pilares do exercício, da respiração e da meditação, o objetivo é melhorar a saúde física e mental de quem pratica. Se você ainda não está fazendo uma aula, aposto que vai querer depois de ler esses fatos sobre o Yoga!

1. Pausa no estresse
Através dos exercícios e da respiração, o Yoga proporciona uma sensação de alívio e calma, diminuindo a sensação de estresse pelo qual passamos em diversas situações do dia a dia. Praticando Yoga, você se desestressa e se torna uma pessoa focada no presente, diminuindo a ansiedade.

2. Melhora no humor
Da mesma forma que alivia o estresse, ele também ajuda a melhorar o humor de quem pratica. O motivo é simples: a prática regular da ioga libera serotonina, endorfina e propamina, substâncias capazes de aumentar a oxigenação sanguínea, o relaxamento muscular e a sensação de prazer

3. Respiração
Quando começamos a praticar Yoga o mecanismo respiratório torna-se consciente e progressivamente vamos aprendendo a utilizar toda a nossa capacidade pulmonar, desenvolvendo um padrão de respiração mais calmo.

4. Aumenta a concentração e produtividade
De acordo com estudo publicado no Journal of Physical Activity and Health, 20 minutos diários da prática são suficientes para aumentar o poder do cérebro. Os exercícios reduzem a ansiedade e o estresse, o que pode melhorar a cognição de forma geral, fazendo você se concentrar melhor e, consequentemente, ser mais produtivo.

5. Elasticidade
você não precisa ser um acrobata para praticar Yoga. na verdade, a maioria das pessoas não tem flexibilidade alguma antes de iniciar. Com o tempo, a rotina de exercícios vai melhorando sua elasticidade, bem como a própria postura.

6. Raízes Espirituais
O Yoga tem sim, raízes espirituais, mas ele não é uma prática religiosa ou algo do tipo. A maioria das academias foca em poses atléticas, enquanto estúdios especializados de yoga podem oferecer aulas de meditação. Nem mesmo os mantras são obrigatórios, mas ajudam a manter a concentração e foco.

Quer começar no Yoga? Aqui vão algumas dicas para você: use sempre um cobertor ou colchonete para fazer os exercícios, assim você não força seu corpo diretamente no chão. Também é interessante participar de uma aula experimental de yoga, pois com a ajuda de um instrutor você atinge um resultado muito mais eficiente, o que pode ajudar a manter a consistência em sua prática. Quando começar, observe a diferença. Faça fotos de antes e depois, por exemplo; fique atento aos seus padrões de alinhamento, postura e respiração. Assim você conseguirá notar os benefícios que a prática traz.

Se você chegou até aqui, é porque o Yoga te interessa bastante. E nesse caso, o Pense Verde tem algo pra te mostrar: a gente tem uma coleção inteirinha dedicada para os praticantes e fãs de Yoga e meditação. Clica no link aqui e dá uma olhadinha você mesmo! É uma mais linda que a outra, e quando você começar a praticar ou na sua próxima aula, essa coleção vai combinar muito bem!

 


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s