Incêndio florestal na Austrália já atinge quase meio bilhão de animais

A onda de calor extremo que atinge a Austrália há mais de um ano é responsável pelo maior incêndio florestal da história do país. Segundo a BBC Internacional, até agora já foram queimados mais de 12 milhões de acres, uma área maior do que o território da Suíça.

O céu laranja devido à luz do fogo e a enorme quantidade de fumaça e cinzas são vistos em grande parte do país, que já registrou 23 mortes e dezenas de desaparecidos desde o início do fogo, em setembro de 2019.

Os números ficam ainda mais alarmantes quando se consideram as mortes de animais com a catástrofe, um estudo da Universidade de Sydney, liderado pelo professor da instituição Chris Dickman, estima que mais de 480 milhões de animais já tenham morrido em decorrência das queimadas. Ainda segundo o mesmo, este número é considerado “altamente conservador”, podendo o dano ser muito maior. O estudo considera apenas mamíferos, pássaros e répteis, mas exclui insetos, morcegos e sapos. A Austrália possui mais de 300 espécies de animais nativos, sendo que destes 244 são exclusivamente encontrados em seu território. Trinta e quatro espécies e subespécies de mamíferos foram extintas nos últimos 200 anos no país, maior percentual de perda já registrada no mundo, segundo a mesma pesquisa.

Três mil reservistas foram convocados para ajudar no combate aos focos de incêndio, mas o próprio governo admite que o incidente pode ainda durar meses, tendo em vista a dificuldade em se controlar uma catástrofe tão grande. Incêndios florestais são comuns nesta época na Austrália, mas nunca houve um desastre destas proporções, sendo que as maiores temperaturas registradas no país foram registradas nos últimos 15 anos, evidenciando o perigo das mudanças climáticas que o ser humano vem causando ao planeta.

Foto: Ninian Reid via Flickr Images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s