5 Passos para ser mais sustentável

Sustentabilidade é um termo muito utilizado nos dias de hoje. Já está bem claro o quanto nossas ações impactam o meio ambiente e o quanto nosso futuro depende delas, mas você sabe exatamente quais atitudes você pode ter no dia-a-dia para ajudar a proteger o meio ambiente?

Confira estes 5 passos práticos que preparamos para você fazer sua parte e ajudar a tornar o mundo um lugar mais sustentável:

1- Reduza seu lixo e recicle

Com o aumento do consumo e aglomeração dos centros urbanos, produzimos toneladas de resíduos todos os dias, os quais são descartados em grande parte sem qualquer cuidado e geram os mais diversos problemas ambientais. Sendo assim, é muito importante que possamos reduzir a utilização de embalagens e produtos descartáveis, como sacolas, talheres e copos plásticos, entre muitos outros. Prefira ter suas próprias ecobags para carregar compras e tenha sempre com você seu copo e talheres reutilizáveis. Evite produtos que utilizem plástico como invólucro e dê preferência para produtos orgânicos que não precisem passar por longos processos de produção.

Lembre-se também de separar o seu lixo, separe resíduos orgânicos dos recicláveis e consulte em sua cidade a existência de cooperativas que façam a coleta de alguns tipos de materiais como plásticos, papeis, metais e outros. Assim, você pode separá-los por tipo e ajudar no ciclo de reciclagem para que estes possam voltar ao mercado sem causar dano ao meio ambiente.

2 – Consumo consciente

O consumo consciente passa por alguns passos bem simples na hora da compra de qualquer produto. Tenha em mente perguntas como: Seu produto vem com embalagem descartável? Como ele foi produzido? Ele utiliza produtos tóxicos ou causa danos ao meio ambiente em sua produção, como agrotóxicos e outros? Procure sempre por empresas que se preocupam com estas perguntas, consuma mais produtos orgânicos, evite embalagens plásticas, prefira produtos com selos de sustentabilidade e marcas que tenham propósito ecológico.

3 – Utilize transporte público e bicicleta

Combustíveis fósseis como a gasolina e diesel são atualmente as principais causas de problemas como a poluição do ar e o aquecimento global, por isso, reduzir a utilização de veículos movidos com estes tipos de combustíveis é tão importante para a diminuição da emissão dos gases que geram graves danos ao meio ambiente. Procure meios alternativos como a utilização de bicicleta, patinete elétrico ou mesmo transportes públicos que causem menor dano por serem utilizados em grupo, como ônibus, metrô e outros. Para aqueles que ainda não podem deixar de utilizar o carro como principal transporte, uma boa ideia é conversar com amigos e familiares para que possam compartilhar o carro em suas viagens, tendo em vista que cada passageiro a mais pegando carona é um carro a menos circulando nas estradas.

4- Reduza o desperdício de água

Pequenas mudanças de hábito podem colaborar para um consumo de água mais consciente. Evite banhos demorados, deixar a torneira aberta enquanto estiver escovando os dentes e utilizar mangueira com água corrente para lavar pátios e calçadas. Outra boa ideia para quem deseja fazer ainda mais pelo meio ambiente é a instalação de uma cisterna, que recolhe e armazena água da chuva, podendo ser utilizada para vários fins. Com ela, além de fazer sua parte por um consumo de água mais sustentável, você ainda economiza na conta de água no final do mês.

5- Plante

Plantar é a melhor maneira de realmente fazer sua parte e ver o resultado. Você pode ter sua própria horta em casa e ainda consumir o que planta, sabendo que os alimentos serão sem agrotóxicos e não irão gerar lixo, podendo escolher o que você prefere consumir. Outra forma é a partir de empresas com propósito ecológico, como nós do Pense Verde. A cada produto adquirido em nossa loja, plantamos um metro quadrado de Mata Atlântica em parceria com uma instituição reconhecida.

Gostou das ideias? Compartilhe esse post e ajude o mundo a ser mais sustentável, a informação é sempre a melhor forma de mudar o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s