Desastre ambiental: a Amazônia queima

em

As 15:00 desta segunda-feira (19), o céu de São Paulo escureceu como se fosse noite em várias regiões do estado, inclusive na capital. Isso tudo por conta da espessa fumaça vinda de uma das piores catástrofes ambientais dos últimos anos em nosso país: o incêndio que já dura mais de três semanas na floresta amazônica.

O fogo, que está se estendendo pelo Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já consumiu mais de 20.000 acres de vegetação, e continua avançando descontroladamente. Não se sabe o que pode ter começado o incêndio, mas não se descarta a hipótese de ter sido iniciado criminosamente.

O período de junho a agosto é caracterizado pelas secas na região, o que contribui para as queimadas, tendo a chuva ficado abaixo da média histórica e as temperaturas acima do normal para a temporada. No entanto, segundo dados divulgados pelo Inpe, o desmatamento cresceu em cerca de 40%, o que demonstra o descaso para com a região. A possibilidade de que tais queimadas tenham sido intencionais, e ligadas diretamente ao desmatamento, são grandes.

No último dia 10 de agosto, fazendeiros do Pará fizeram um “dia de fogo” queimando uma área de mata da região de Novo Progresso, resultando em um aumento de 300% nos focos de incêndio do dia anterior, também segundo o Inpe. Segundo o jornal local, os produtores se sentiam “amparados pelas palavras recentes do presidente” e, por isso realizaram o ato.

Vale ressaltar que os constantes cortes em programas ligados ao meio ambiente contribuem diretamente na efetividade da reação contra tal catástrofe. No mês de maio, por exemplo, o orçamento para implementação de políticas sobre mudanças climáticas foi zerado, e quase 40% do orçamento para controle e prevenção de incêndios florestais foi cortado (R$ 17,5 milhões).


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s