É hora de falarmos sobre o desperdício

Quando vamos comer uma fruta, ou cozinhar alguma verdura, uma das primeiras coisas que comumente se faz é descascá-la e por a casca no lixo. Isso se faz por costume, talvez por sabermos da quantidade de agrotóxicos que são utilizados nos cultivos convencionais. Mas uma coisa precisamos levar em conta: metade de toda a comida produzida no mundo é jogada fora, e isso é ruim tanto para nós quanto para a natureza.

Muitas vezes nos “esquecemos” que a maioria dos vegetais possuem cascas comestíveis (mesmo o kiwi, a banana ou o abacaxi). Se começarmos a levar em conta esta informação, podemos reduzir drasticamente o desperdício de comida, o que não só ajuda no bolso, como também evita que mais e mais comida seja produzida apenas para ir fora, o que é uma prática totalmente insustentável. Vale lembrar também que quase 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com a fome todos os dias.

Não quer dizer que você precise se forçar a mastigar a banana com casca e tudo: existem inúmeras receitas que você pode fazer que utilizam estes ingredientes (que em alguns casos são tão nutritivos quanto a polpa da fruta). Por exemplo, você pode fazer um bolo a partir das cascas da banana (vamos deixar a receita no final deste artigo).

Os vegetais que consideramos “feios” no mercado também frequentemente são jogados fora simplesmente por não agradarem aos olhos. Nos EUA, por exemplo, 52% dos alimentos produzidos não chegam até o consumidor, coma  estética sendo um dos principais fatores. Quando você vai ao mercado e escolhe apenas as frutas e verduras mais bonitas, o que acha que acontece com aquelas mais “feinhas”? Elas vão ser jogadas fora, simples assim. É bom repensarmos a maneira com que consumimos nossos alimentos, pois a terra produz o suficiente para que ninguém no planeta passe fome, mas os nossos hábitos de consumo complicam muito tudo isso.


1. Receita de bolo de casca de banana

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de chá de óleo de canola;
  • 1/2 xícara de chá de leite desnatado;
  • 3 gemas de ovo;
  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • 4 cascas de bananas-nanica picadas;
  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 4 bananas-nanicas picadas;
  • 3 claras de ovo em neve;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo para polvilhar;
  • canela para polvilhar.

Modo de preparo:

Separe os ingredientes, pique as cascas de banana em cubinhos, pique as bananas. No liquidificador leve para bater o óleo com o leite, gemas, canela e cascas. Quando formar uma mistura homogênea, transfira para um bowl e incorpore o açúcar mascavo, farinha, fermento e claras batidas em neve. Misture com suavidade e despeje essa massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por meia hora. Sirva desenformado com açúcar e canela por cima.


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s