18 meses para salvar o mundo

em

Atualmente, há um consenso entre os especialistas: os próximos 18 meses serão cruciais para lidarmos com o aquecimento global, entre outros problemas ambientais. “A matemática do clima é brutalmente clara: embora o mundo não possa ser curado nos próximos anos, pode ser fatalmente ferido por negligência até 2020”, disse Hans Joachim Schellnhuber, fundador e atual diretor emérito do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático.

Ou seja, o final de 2020 é o prazo máximo não para neutralizar todo o impacto que já causamos, mas sim para evitar que ele se torne irremediável. Até o Príncipe Charles, da Inglaterra, afirmou recentemente que estes meses “decidirão nossa capacidade de manter a mudança climática em níveis de sobrevivência e restaurar a natureza ao equilíbrio que precisamos para nossa sobrevivência”.

Em 2015, em tratado assinado em Paris, diversos países se comprometeram em reduzir suas emissões de carbono (entre outras coisas) até 2020, para manter o aumento global da temperatura em menos de 1,5º Caté o final deste século. O problema é que, no ritmo em que estamos, este número dobra.

E se isto acontecer, as consequências serão catastróficas: degelo, aumento do nível do mar, inundações, secas… E isso só pra começar. Mas há motivos para alegria: nos últimos anos diversos grupos têm se juntado pela causa ambiental e pressionando governos a tomarem atitudes. É dever de todos nós fazermos nossa parte, não só apoiando as iniciativas, mas também pressionando nossos líderes para que hajam em favo o meio ambiente. Nossos hábitos também devem ser revistos, pois tudo o que pudermos fazer para ajudar, deve ser feito. Se ainda não sabe como, leia os posts aqui do blog para mais sugestões do que pode ser feito, ou acesse nosso site aqui e conheça mais sobre nosso projeto de reflorestamento.


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s