Paraná terá a 1ª usina do Brasil gerando energia através de lixo

em

O Brasil ganhará mais uma fonte de energia sustentável: uma usina de geração de biogás que gerará energia a partir de resíduos orgânicos e até mesmo esgoto. A ser construída no Paraná, em São José dos Pinhais, terá capacidade para abastecer 2.0000 famílias. 

A matéria-prima virá de estações de tratamento de esgoto e de resíduos orgânicos de estabelecimentos da região, resultando em um corte de 1000 m³ de lodo de esgoto e 300 toneladas de lixo orgânico.

A responsável pelo projeto, a companhia CS Energia, obteve licença ambiental do Instituto Ambiental do Paraná, e de acordo com ela, a usina separará o material inorgânico dos resíduos e transportará o orgânico para um tanque onde servirá de alimento para as bactérias no lodo, causando uma combustão que gera o biogás.

Além disso, a usina também produzirá um fertilizante, que, ao receber a certificação do Ministério da Agricultura, poderá ser utilizado na agricultura.

Inspirada na Europa, que é pioneira na produção de biogás com suas 14 mil usinas, a empresa incentiva, dessa forma, o investimento em fontes de energia alternativas e sustentáveis, contribuindo de forma positiva tanto para o progresso quanto para o meio ambiente.

Atualmente, apenas 8,8% da energia produzida no país vem a partir da biomassa, como o biogás.


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s