Empreendimentos sustentáveis: entenda a importância e como fazer parte disso

em

Já parou pra pensar no que realmente torna um negócio sustentável? Por muitas vezes não haver um consenso sobre o que é, hoje em dia, muitas empresas ostentam este rótulo, o que pode confundir o público. No post de hoje vamos explicar este conceito importantíssimo, que está se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas e que muito em breve (felizmente) será regra para que novos e antigos negócios prosperem:

Nós estamos evoluindo constantemente como sociedade. Nossos costumes, conhecimento e preocupações são muito diferentes de 20 ou 30 anos atrás. Nos últimos anos, uma das maiores preocupações é com o meio ambiente. Com maior acesso ao conhecimento, proporcionado principalmente pelo advento da internet, as pessoas podem com facilidade entender sobre qualquer assunto, e isso tem dado a todos nós a capacidade de sermos mais críticos e conscientes, principalmente quando o assunto é a natureza. Antigamente, apenas a produção importava, e pouco se era falado em preservar a natureza. Agora, felizmente, já não é mais assim. A sociedade está cada vez mais preocupada com mudanças climáticas, poluição, desmatamento, consumo desenfreado. E isso se reflete também no futuro dos negócios: entre essas pessoas também estão novos empreendedores, que já têm este mindset de que é preciso ter propósito, e pensar no meio ambiente antes de pensar apenas nos lucros.

Ao se denominar sustentável, uma empresa está comunicando ao seu público que gera bons resultados tanto financeiramente como ambiental e socialmente. A ONU define o desenvolvimento sustentável como a capacidade de satisfazer as necessidades da nossa geração sem comprometer as gerações futuras, o que significa que além de atender a demanda social e ambiental da sociedade, também não exploram de maneira alguma as pessoas envolvidas no processo e mantém políticas transparentes e éticas.

No mundo de hoje, e cada vez mais no futuro, empresas que apenas se preocupam com seu resultado financeiro tem cada vez menos espaço e menos chance de “sobreviver”. As pessoas em geral têm se tornado cada vez mais conscientes do que consomem e do porque compram, e se interessam nos processos de produção, nos materiais, no impacto ambiental causado por determinada indústria. Ou seja, não há mais espaço para empreendimentos que não se preocupem em ter um propósito que traga resultados positivos para a sociedade.

Para empreender, pense: o que você deixará para o futuro? Faça sua empresa adotar práticas que façam jus ao conceito de sustentabilidade: diminua o consumo de luz e água, pare de usar copos plásticos e qualquer outro tipo de descartável, cuidar do bem estar de todos os funcionários e apoiar, ou mesmo criar, projetos voltados diretamente ao meio ambiente, tendo desta forma um impacto muito mais direto a fim de preservar e garantir o futuro para as próximas gerações.


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s