O curioso caso da baleia espiã

em

Beluga_oceanografic.jpgGosta de filmes de espionagem? Acha que é tudo ficção? Pois um caso que aconteceu no mar da Noruega ainda este ano está dando o que falar e mostra que as vezes até algo que pareça extremamente absurdo pode ser verdade. E nesse caso, aliás, esqueça o James Bond. A protagonista dessa história é nada menos que…uma baleia. Não acredita? Então segue lendo:

Pescadores navegavam pela costa da Noruega quando tiveram um encontro, no mínimo, inusitado. Uma baleia beluga aproximou-se do barco, e conforme foi chegando mais perto os tripulantes perceberam que ela estava presa a um cinto (com encaixe para câmera GoPro) e uma etiqueta com os dizeres “Equipamento de São Petersburgo”.

Um dos pescadores entrou na água e conseguiu remover o objeto do animal, que continuou por perto, esperando alguma recompensa, comportamento típico de animais treinados. Suspeita-se que ela possa ter escapado de alguma instalação da marinha russa, que mantém uma base naval na região.

As belugas são nativas da região ártica, e são relativamente inteligentes, como todos os cetáceos, e por isso mesmo seriam suscetíveis ao adestramento. O coronel russo Viktor Baranets disse em entrevista que caso o animal realmente fosse usado para espionagem, não haveria sentido em colocar sua origem em seu equipamento. “Temos golfinhos militares para os papéis de combate, não omitimos isso. Na Crimeia, temos um centro para golfinhos militares, treinados para resolver várias tarefas, desde a análise do leito marinho até a proteção de um trecho do oceano, matando mergulhadores estrangeiros, prendendo minas aos cascos de navios estrangeiros”.

Nos anos 80, na antiga União Soviética, já se usavam estes animais para treinamentos militares, em um programa que foi encerrado em 1990. Conforme o militar informou,  o Murmansk Sea Biology Research Institute teria reiniciado estas atividades, utilizando de golfinhos e até mesmo focas para auxiliar mergulhadores, detectar tornados, minas e munições que afundaram.


Curtiu nosso post? Quer ver mais matérias como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s