O Dia Mundial do Meio Ambiente e a Poluição do Ar

em

O Dia Mundial do Meio Ambiente, que todos os anos no dia 05 de junho, teve como tema a “Poluição do Ar”, um tema muito discutido atualmente dada a criticidade do problema, que afeta não apenas a saúde de todos nós mas do planeta como um todo.

Pra se ter uma ideia, a cada 10 pessoas, 9 respiram ar poluído, o que ocasiona a morte de 8 milhões de pessoas todos os anos segundo Organização Mundial de Saúde (OMS). Estas mortes ocorrem pela exposição a partículas do ar poluído que penetram no pulmão e no sistema cardiovascular causando inúmeros possíveis problemas, como doenças cardíacas, derrames, doenças respiratórias e até câncer.

Países como a China e a Índia, por exemplo, detém os piores níveis de poluição do ar no planeta, revelando que a desigualdade também desempenha um papel nesta questão. Enquanto a qualidade do ar tende a ser melhor em países desenvolvidos, regiões mais pobres têm menos acesso a tecnologias que poderiam reverter este quadro.

A necessidade de se produzir muito em cada vez menos tempo também contribui para a queda da qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos. Mas, do mesmo modo, esta década viu um aumento significativo no número de pessoas que se preocupa com as questões ambientais, o que tem feito também cada vez mais cientistas e ambientalistas trabalharem para encontrar novas formas de diminuir a poluição do ar. Abaixo, listamos alguns dos mais importantes e urgentes:

  • Leis que estabeleçam limites para os níveis de poluição nas cidades, e monitorar constantemente estes níveis;
  • Promover o desuso de agrotóxicos e outros químicos agrícolas, em favor de alternativas orgânicas e mais ecológicas;
  • Nos espaços urbanos, priorizar a criação e a manutenção de áreas verdes;
  • Ampliar e conservar áreas florestais e reservas, e promover ações de reflorestamento de áreas desmatadas;
  • Incentivar meios de transporte alternativo, bem como um sistema eficiente de transporte público;
  • Promover novas tecnologias, que minimizem emissões poluentes e/ou trabalhem diretamente na despoluição.

Obviamente, cada um de nós também deve fazer sua parte para nos aproximarmos deste ideal, uma ação de cada vez. Comprar apenas o necessário, por exemplo, pode ajudar, assim como ir de bicicleta ao trabalho. Todos somos agentes da transformação para um mundo melhor, e tudo que precisamos fazer é a nossa pequena parte, cada um de nós.


Curtiu nosso post? Quer ver mais entrevistas como esta? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s