Curiosidades sobre a Mata Atlântica

em

A mata atlântica é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do nosso planeta. Nós todos aprendemos sobre ela brevemente nas escolas, mas ainda sim a maioria das pessoas não sabe muito sobre ela.  Por isso, nós resolvemos listar para você algumas curiosidades a respeito deste bioma, que é um dos mais importantes do mundo:

1 – A Mata Atlântica originalmente cobria 12% de todo o território nacional. Hoje em dia, cobre apenas 7%.

2- A Reserva Biológica de Una, no Sul da Bahia, têm a maior diversidade de árvores do mundo, com cerca de 450 espécies diferentes em um único hectare de floresta.

3 – A Reserva da Biosfera, reconhecida pela Unesco, abrange cerca de 5 mil quilômetros ao longo da costa brasileira, com uma área total de 290 mil quilômetros quadrados.

4 – Estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais, incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

5 – Em relação à fauna, o bioma abriga 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.

6 – Curitiba é a cidade com melhor índice de preservação da Mata Atlântica, devido à considerável presença de bosques e parques em seu perímetro urbano.

7 – O Mico-leão-dourado, símbolo da mata, quase foi extinto. Nos anos 70, a população total era de cerca de 200 indivíduos. Graças aos programas de preservação da espécie, hoje em dia o número já subiu para mais de mil.

8 – Com o enchimento do lago da hidrelétrica de Barra Grande (divisa de SC com RS) foram inundados os locais das últimas populações da bromélia Dyckia distachya, que desta forma foi perdida para sempre da natureza (embora ainda existam como plantas ornamentais). Um exemplo de como este ecossistema é frágil e necessita de constante cuidado.


Curtiu nosso post? Conhece mais algumas curiosidades sobre a mata atlântica? Quer ver mais matérias como essa? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s