As incríveis “pontes vivas” da Índia

em

Imagine que você vive no meio da selva indiana, e precise atravessar rios diariamente. A melhor solução para isso, claro, é construir uma ponte. No entanto, para o povo Khasi, habitantes do nordeste da Índia há milênios, “construir” não é a melhor palavra a ser usada aqui, afinal, eles literalmente plantam suas pontes. Quer saber como? Veja só:

O povo Khasi não sabe ao certo quando a cultura de criar as pontes vivas começou. O primeiro registro escrito data do século XIX, publicado no Journal of the Asiatic Society of Bengal pelos colonizadores ingleses.

É um exemplo de arquitetura completamente sustentável, a cidade de Meghalaya é constantemente alvo de chuvas fortíssimas. Sendo assim, os habitantes desenvolveram um método de “cultivar” as pontes ao invés de construí-las para que elas pudessem resistir as intempéries. Pontes normais não resistiriam à fúria dos rios em tempos de chuva forte.

Para isso, se faz com que as raízes flexíveis cresçam entre troncos de noz de bétele, cuidadosamente posicionados de cada lado dos rios até que as raízes se encontrem no centro e se entrelacem. Pedras e galhos também são usados para estabilizar o crescimento, num processo que pode durar até 15 anos para que a ponte esteja em condições de ser utilizada. Vale a pena a espera, pois a vida útil delas pode passar dos 500 anos de idade, e contanto que a árvore permaneça saudável, a cada ano a ponte se torna mais e mais resistente com fortalecimento das raízes.

Veja as fotos abaixo e comprove o quão criativo o homem pode ser sem agredir a natureza:

Resultado de imagem para bridge made of tree roots

Resultado de imagem para bridge made of tree roots


Curtiu nosso post? Já imaginou que legal passar por uma ponte dessas? Quer ver mais matérias como essa? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s