Alimentos orgânicos: o que são e porque consumi-los

em

Antes,você os encontrava apenas em feiras de produtores locais ou em mercados especializados. Hoje em dia, estão muito mais difundidos (felizmente). Normalmente são um pouco mais caros e por não ter conservantes, estragam muito mais rapidamente, mas vale muito a pena optar por consumi-los. Continue lendo e entenda o porquê:

 

O que são Produtos Orgânicos?

Qualquer produto, seja ele animal ou vegetal, que não contenha nenhum tipo de agrotóxico, conservantes, hormônios sintéticos ou qualquer outro tipo de produto químico. Se o produto é de origem animal, sua criação deve ter sido feita sem usar hormônios de crescimento ou qualquer tipo de droga. Se a origem é vegetal, é vedado o uso de pesticidas, adubos químicos ou transgênicos. A cultura orgânica permite a produção de alimentos saudáveis e que não agridem de nenhuma forma a natureza, preservando o solo e permitindo o manejo sustentável, mantendo a preservação e o equilíbrio e harmonia do homem com a natureza.


Porquê consumi-los?

1- Você vai ter muito menos chances de ter problemas de saúde, que podem ser causados pelas substâncias tóxicas presentes nos alimentos convencionais. Resíduos de agrotóxicos ficam nos alimentos mesmo após a lavagem, e o consumo contínuo pode provocar irritações, alergias ou até mesmo câncer.

2- São mais saborosos e muito mais nutritivos. Solos ricos e adubados naturalmente dão origem a alimentos com maior valor nutricional, e sabor e aroma mais intensos, já que agrotóxicos acabam alteando-os.

3- Evita a erosão do solo, pois as técnicas utilizadas, como a rotação de culturas ou a compostagem fazem com que o solo se mantenha fértil, forte e firme.

4- Não gera poluição para o meio ambiente. A utilização de produtos químicos na produção dos alimentos polui ar, terra, água e acaba afetando plantas, animais e pessoas, tanto quem entra em contato diretamente com as lavouras quanto quem consome os produtos. Com a cultura orgânica, até a água preserva sua qualidade, sem a contaminação de lençóis freáticos, rios ou lagos.

5- Protege a biodiversidade, pois respeita o equilíbrio e cria ecossistemas mais saudáveis, pois preserva as áreas naturais.

6- Fomenta a economia ao auxiliar os pequenos empreendedores e agricultores, pois sua produção normalmente vem de famílias que se sustentam com a lavoura ou criação.


Conclusão

Da próxima vez que for ao mercado, procure pelos alimentos orgânicos. É possível que você não encontre tantas opções como seria o ideal, mas com a popularidade destes produtos crescendo cada vez mais, a disponibilidade deles em mercados convencionais vai aumentando e suas variedades também. E não necessariamente eles são mais caros: o alface que você compra na feirinha, por exemplo, muito provavelmente é orgânico. Vale a pena prezar pelo seu bem estar, e o de todos a sua volta.


Curtiu nosso post? Costuma consumir produtos orgânicos? Quer ver mais matérias como essa? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s