O futuro do transporte: apps de mobilidade urbana

Foi-se o tempo em que as opções de transporte eram apenas três: de carro (próprio ou táxi), de ônibus ou a pé. Desde o advento dos smarthphones, aplicativos dos mais diversos tipos e com variadas funções chegaram para facilitar nosso dia a dia, e mudar a maneira como vivemos completamente. Por exemplo, a cerca de 10 anos atrás, se você não tivesse carro e quisesse ir para outra cidade ou um bairro longe do seu, precisaria esperar muito tempo por um ônibus ou pegar um táxi, que nunca foi um serviço barato. Hoje em dia basta você ter um celular e chamar uma carona em algum aplicativo. São tantas as opções que resolvemos listar para você algumas das mais interessantes:

Aplicativos de carona

Resultado de imagem para uber

Assim que chegaram por aqui, deram o que falar. Foram inúmeros os casos de confusões entre taxistas e motoristas destes aplicativos, situações que refletem uma coisa: o conflito entre o velho e o novo. Estes aplicativos, entre eles o Uber, 99 POP e Cabify, vieram para revolucionar o modo como nos transportamos. Com preços bem abaixo do que estávamos acostumados, rígidos padrões, com sistemas de avaliação e passando mais segurança para o usuário, um aplicativo destes faz a diferença. O pagamento pode ser feito em dinheiro, cartão ou até mesmo por créditos nas plataformas. A maneira como o app funciona é bem similar entre eles: você indica onde está e para onde ir, e o motorista, previamente cadastrado no sistema, recebe sua localização e para onde você vai. Ao fim da viagem, ocorre o pagamento (na forma que você escolheu) e tanto o motorista quanto o passageiro avaliam-se entre si (isto serve para ranqueá-los depois para futuras viagens).


Aluguel de bicicletas

Resultado de imagem para aluguel bicicleta

Apps como os do Bradesco (CicloSampa) ou do Itaú (Bike PoA, Bike Sampa, etc), por exemplo, chegam para facilitar a locação de bicicletas, em uma alternativa saudável de transporte. Imagine só, você foge do trânsito e vai tranquilo até seu trabalho, e o melhor: você consegue retirar a bicicleta e andar o quanto quiser, devolvendo em outro ponto de locação, e paga muito pouco por isso. Para começar a usar, você se cadastra nas plataformas, depois vai até a estação de locação mais próxima, aciona o aplicativo, coloca o número da estação e da bicicleta que quer usar. É simples e fácil, e os preços são muito atrativos: o BikePoa, por exemplo, tem planos que variam desde o diário (R$ 8,00) ao anual (R$ 80,00).


Aluguel de patinetes elétricos

Resultado de imagem para aluguel patinete

A onda do momento agora é andar de patinete elétrico, uma moda que se espalhou por diversas cidades do Brasil. E existem várias alternativas, como os patinetes da Grin, Yellow ou Scoo, todos eles via aplicativo. Seu uso é semelhante aos de apps de aluguel de bikes (a Yellow inclusive também trabalha com isso), com o usuário se cadastrando na plataforma, pagando uma pequena taxa para destravar o aparelho e após isso um valor é cobrado por minuto rodado. Uma das coisas mais interessantes é que você pode encontrá-los em diversos pontos da cidade, e o app mostra para você onde está cada um para você localizar o mais próximo. Existem diversas estações, então quando você terminar de usar, é só você localizar a mais próxima e deixar seu patinete lá para o próximo usuário.


Aluguel de motos elétricas

Resultado de imagem para riba share

Outra iniciativa, esta uma das mais recentes, é o app de scooters elétricas Riba Share, que assim como os outros exemplos acima é uma opção tanto versátil como ecológica. Ele também funciona como os aplicativos de patinete elétrico, onde o usuário desbloqueia o uso da moto através do app e paga por tempo de uso. O preço também é bem em conta, valendo mais a pena que utilizar o transporte público em alguns casos. No entanto, é necessário carteira de habilitação para poder desfrutar das scooters, já que elas atingem 50 km/h.


Curtiu nosso post? Usa algum destes aplicativos? Quer ver mais matérias como essa? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s