Descartáveis, mas sustentáveis

No último dia 17, os vereadores da cidade de São Paulo aprovaram o projeto de lei que proíbe o fornecimento de canudos de plástico na capital. Ultimamente, tem crescido a rejeição sobre este tipo de produto e a conscientização das pessoas em relação aos produtos que consomem. No entanto, o uso de produtos descartáveis dos mais variados tipos ainda é muito comum, e é por isso que separamos aqui uma lista provando que é possível substituí-los por suas versões sustentáveis, que não ficam para trás em praticidade:

 

Canudos de papel

Um canudo plástico é usado por apenas alguns minutos. Depois de ir para o lixo, ele vai levar 100 anos para se decompor e até chegar lá pode inclusive atrapalhar a vida de muitos animais, como as tartarugas. O canudo de papel biodegradável é uma alternativa, já que se decompõe em até 6 meses e não agride a natureza. Seu uso tem se popularizado, mas ainda é relativamente desconhecido, e ao contrário do que você ode pensar, ele é bem resistente a líquidos, o que é necessário para cumprir sua função.


Sacolas de Bioplástico

Feitas de um composto à base de amido de milho, elas são totalmente biodegradáveis e de custo muito baixo. Para uso individual, o melhor ainda é utilizar uma ecobag, mas ainda somos dependentes do plástico para muitas coisas. O bioplástico surge como uma ótima alternativa para suprir esta necessidade. Para serem feitas, elas utilizam mais energia que as sacolas plásticas comuns, mas se a produção fizer uso de energias renováveis, ela cumpre seu papel.


Copos Biodegradáveis

Vegware_web.jpg

Estes são copos de papel ecologicamente corretos, feitos a partir de madeira de reflorestamento  e  que são absorvidos pela natureza em cerca de 90 dias. São comumente utilizados para café, mas porque não substituir aqueles copinhos de plástico ao lado da água mineral por estes aqui, hein?


Fralda Ecológica

Diaper-pres_2048x2048.jpg

Não, nós não estamos falando daquelas fraldas de pano, que apesar de serem uma ótima alternativa, sabemos que muita gente acaba não usando por darem, digamos, bastante trabalho. A fralda ecológica biodegradável é descartável como as convencionais, mas é feito para se decompor com muita facilidade, além de ser vegana e ser feita com material ecológico como a mandioca e o bioplástico.


 

Interessou-se pela matéria? Quer se manter informado com nossas notícias? Então vai lá na nossa página do insta em @modapenseverde e nos deixe seu like!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s