Quer começar a pedalar? Escolha seu estilo!

Bicicleta, bike, camelo, magrela… Você pode conhecer vários nomes pra ela, mas se está lendo este artigo, talvez não conheça a modalidade certa pra você. Seja por questões de saúde, sonho de competir ou até mesmo por puro prazer, é ótimo poder esticar as pernas pedalando. Imagino que, como aconteceu comigo, você também esteja em dúvida sobre por onde começar e qual modelo escolher, certo? Então continua lendo o artigo, que no final com certeza você já vai ter se decidido! É importante notar que existem diversas modalidades de ciclismo, mas as principais são as três que apresentarei a seguir. Com certeza uma ou mais delas vão se adequar ao que você deseja.

 

Speed – A Tradicional

Ciclismo_de_Estrada.jpg

Também chamada de ciclismo de estrada, ela é a modalidade mais praticada deste esporte, e a maioria das competições mais famosas do ramo são de speed. É relativamente prático de se praticar, bastando ter o equipamento adequado, e normalmente é praticado em trilhas, estardas ou pistas próprias para ciclismo. As bikes de speed, como o próprio nome revela, estão entre as mais rápidas, e é muito fácil percorrer grandes distâncias com elas, ou seja, se você gosta de conhecer novos lugares, esta é a modalidade perfeita pra você. As bicicletas speed têm pneus muito finos e são bem mais leves que as outras, tendo designs focados na aerodinâmica, o que explica seu alto ganho de velocidade e estabilidade. A desvantagem fica por conta principalmente do preço, já que você vai precisar adquirir a roupa apropriada e a bicicleta em si, facilmente desembolsando algo em torno de R$ 10.000,00. Uma saída é comprar uma usada, principalmente se você está começando e ainda está experimentando o esporte. O preço cai bastante, e é bem provável que você não chegue a gastar R$ 3.000,00.

 

Mountain Bike – Pra quem gosta de uma aventura

Mountain_bike_in_downhill_race.jpg

 

Você gosta de aventuras? Então saiba que o mountain bike foi feito pra você! Esta modalidade, que devido ao nosso país ser tão grande e cheio de recantos mais afastados das cidades, é a mais difundida por aqui. Manobras arriscadas, alto contato com a natureza e momentos mais intensos são características do mountain bike, que costuma ser praticado em trilhas de terra ou chão batido, subidas e descidas e até mesmo com obstáculos. As bicicletas costumam ser bem mais resistentes do que as de outros estilos, e seus pneus mais largos e reforçados, afinal estabilidade é o essencial em terrenos acidentados. E é justamente por isso que, se você quer praticar este esporte, lembre-se de constantemente revisar e reparar sua bike, pois é um esporte que exige muito do equipamento. Quando for comprar, procure sempre por uma nova, e de modelos específicos para o esporte. Bicicletas usadas normalmente já estão bem desgastadas, e bicicletas voltadas para outras modalidades simplesmente não cumprem o serviço.

 

BMX – Adrenalina pura

27955406975_a5f22a3aa2_b.jpg

Muito treino e habilidade marcam a vida dos atletas da BMX, ou bicicross, e os espectadores são agraciados com manobras espetaculares. Quando você vê na televisão alguém fazendo manobras pulando de uma rampa a outra ou fazendo piruetas no ar, pode ter certeza de que aquele esporte é o BMX.  Normalmente seus atletas competem no BMX Racing (corrida) ou no BMX Freestyle (voltado para manobras). É um esporte que exige bastante habilidade e dedicação, então se você tem desejo de se tornar expert nessa área é melhor começar a praticar, e muito. Mas o resultado, como você pode esperar, é recompensador, principalmente se você é um “viciado” em adrenalina e momentos bem radicais. Procure por modelos novos, pois você vai acabar exigindo bastante de sua bicicleta, e sempre fique atento para comprar o tipo certo: as bicicletas deste tipo tem pneus menores, próprios para as manobras.

 

Gostou do nosso artigo? Decidiu qual esporte praticar? Quer ver mais matérias como essa? Então vai lá na nossa página do Instagram em @modapenseverde e nos deixe seu like! E se inscreve na nossa newsletter que toda semana temos conteúdo novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s