O guia do trilheiro iniciante

Se você é um trilheiro iniciante, provavelmente tem dúvidas sobre quais equipamentos levar junto na sua aventura. Por isso, resolvemos fazer uma lista básica para você que quer fazer trilhas, acampar e ter um contato maior com a natureza!

Imagine a seguinte situação: as férias recém começaram, a vontade de ir pra longe da cidade, do estresse e de qualquer problema ganhando cada vez mais força, e as desculpas pra não fazer aquela pequena aventura que já tinha (meio que) sido planejada há meses se acabaram. Esse era eu, alguns anos atrás. Já fazia muito tempo que eu queria tirar um tempo pra curtir a natureza, longe de tudo, e me aventurar pelas trilhas do interior. Lia artigos, revistas, blogs como esse aqui, ouvia relatos de amigos, mas quando não acontecia algum imprevisto, era o medo de não estar totalmente preparado que me impedia de sair porta afora. Bem, como eu disse, esse ERA eu. Hoje eu sei que, uma vez que você finalmente toma coragem e põe o pé pra fora de casa, você mal pode esperar pra fazer isso de novo. Assim como eu, existem muitas pessoas que ainda não se sentiram seguras para iniciar as próprias aventuras por medo de não estarem totalmente preparadas. Por isso, resolvi reunir aqui tudo o que um trilheiro iniciante precisa levar junto consigo para que sua “trip” na natureza ocorra sem nenhum imprevisto.


montanhista-com-mochila-cargueira-media

Mochila: é bem importante que a mochila que você levar consigo seja confortável (você não vai querer ficar horas caminhando com dor em seus ombros ou costas, por exemplo). Ela também deve ter o tamanho adequado: quantos dias você passará longe de casa?  Se for apenas um, não há necessidade de uma mochila muito grande. Mas se espera que sua empreitada leve alguns dias, é melhor levar uma mochila cargueira.

O que levar:  Se sua trilha levar um dia ou menos, uma mochila pequena, levando o mínimo necessário. Se planeja passar mais dias na natureza, leve uma mochila cargueira, que caiba comida e equipamento para vários dias. 


trekking-ou-hiking.-qual-modalidade-atrai-você

Vestuário: primeiro de tudo, faça uma análise do tipo de ambiente, da temperatura média e da época do ano. Se você estiver indo para um lugar frio, leve roupas adequadas como casacos, e evite tecidos que demorem para secar. Se for o caso, leve sempre roupas reservas. Se a temperatura for mais amena, ou mesmo quente, prefira roupas bem leves e que permitam que sua pele transpire. Sempre evite roupas que limitem seus movimentos, como calças jeans.  Bonés e anoraks (uma espécie de casaco impermeável) garantem que você se proteja do sol e da chuva, respectivamente.

O que levar: calça/bermuda de moletom; short de academia/futebol; regata; camiseta; calça legging; boné; anorak.


calcado-para-trilha

Calçado: evite usar tênis velhos demais  ou apertados demais. Se você for fazer uma trilha mais curta, um tênis confortável e anti-derrapante é tudo o que você precisa. Agora, se você for levar a mochila cargueira, o que significa que passará mais tempo na trilha, ou se a trilha for em terreno acidentado ou no frio/inverno, use botas específicas para trilha. Elas vão te dar mais aderência e segurança para caminhar por trilhas acidentadas. Você vai precisar muito disso se estiver levando o peso extra da mochila cargueira. Atenção também para as meias: assim como outras vestimentas, procure utilizar meias de tecidos que sequem mais rápido, e traga sempre reservas. Pés molhados por tempo demais dentro de um calçado podem estragar seu final de semana (ou seja qual for o dia).

O que levar: tênis confortável e com sola anti-derrapante; botas específicas para trilha; meias, meias e mais meias.


alimentação-comida-camping-trekking

Comida/bebida: procure levar alimentos leves, que não pesem no estômago, como frutas, sanduíches (de preferência com recheios não perecíveis), biscoitos, alimentos que sejam ricos em proteínas, gorduras e também carboidratos. Não esqueça de levar bastante água, acompanhada de um cantil que você possa encher assim que encontrar uma fonte limpa. Você também pode levar repositores de eletrólitos e/ou água de coco.

O que levar: alimentos leves e não perecíveis; frutas (dê preferência para frutas secas, se possível); cantil; água, água de coco  e/ou bebidas esportivas.


Barraca: se o seu objetivo é o camping ou se vai passar alguns dias nessa aventura, levar uma barraca junto com você é essencial. Neste artigo, levo em conta que você vai fazer todo o percurso a pé. Sendo este o caso, o peso conta, e muito, então leve uma barraca que não seja muito pesada. Dentro dela, você pode usar um isolante térmico embaixo de um saco de dormir ou um colchão inflável para isolar a friagem do solo durante a noite.

O que levar: barraca leve, que você mesmo possa carregar; isolante térmico e um saco de dormir OU um colchão inflável.


Outros itens fundamentais:  lanterna; repelente de insetos; protetor solar; óculos escuros; kit de primeiros socorros; papel higiênico; saco de lixo.


Gostou da nossa lista? Pretende fazer alguma trilha em breve? Quer ver mais matérias como essa? Então vai lá na nossa página do facebook em @modapenseverde e nos deixe seu like!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s